Existem atualmente bilhões de contas de e-mail em todo o mundo.
Este meio de comunicação está consolidado, como o método que mais troca mensagens entre pessoas e empresas.

Diferente dos e-mails pessoais, os e-mails utilizados em negócios possuem algumas características próprias.
Este tipo de e-mail deve ser formal e possuir objetividade no seu conteúdo.

Embora possa estar havendo declínio no uso de e-mails pessoais, em detrimento da comunicação através de  redes sociais e aplicativos móveis, no caso dos e-mails corporativos o seu uso está consolidado.

Abaixo daremos algumas dicas, extraidas do e-book 100 e-mails Comercias que irá auxiliá-lo na tarefa de elaborar seus e-mails.

Corpo do e-mail
O corpo do e-mail deve conter a mensagem, sempre de forma simples e direta.
No primeiro parágrafo, procure explicar de imediato o objetivo da mensagem, que deve ser a mais curta possível.
Normalmente as mensagens longas, não são totalmente lidas.

Formato do texto
Sempre que possível, use apenas o  modo texto no corpo do e-mail. O formato html pode ser lido, em quase todos os programas de e-mails, porém alguns mais antigos ainda possuem dificuldade em sua interpretação. Evite usá-lo, se você quer ter certeza que sua mensagem vai ser lida.
Evite também utilizar abreviações e gírias no envio de e-mails comerciais.

Tamanho do texto
Email-s profissionais são diferentes de e-mails pessoais.
É importante que o texto seja o mais curto possível, indo direto ao assunto.
A experiência mostra que textos muito longos e sem objetividade não são totalmente lidos.

Letras maiúsculas
Nunca escreva palavras com todas as letras MAIÚSCULAS no seu email. O seu uso indica que você está gritando e isso é inadmissível em emails comerciais. Esta é a regra.

Acentos
Não utilize acentos em mensagens enviadas para o exterior, principalmente, para países que não possuem acentuação em sua ortografia.
Embora a maioria dos softwares tratem os caracteres especiais corretamente, isso não é uma regra.
Então, só use acentos se tiver certeza, que o texto não chegará distorcido.

Imagens
Atualmente a maioria dos leitores de e-mails, bloqueiam a leitura de imagens para remetentes não cadastrados.
Caso seja necessário inserir uma imagem no corpo do e-mail é fundamental  atribuir um texto alternativo (atributo ‘alt’ da tag ) . Sempre que o e-mail for aberto com as imagens bloqueadas, o texto alternativo será exibido em seu lugar, permitindo a compreensão da mensagem.

Gostou? Então clique aqui e assista o vídeo completo, sobre o e-book 100 e-mails Comercias.
São 100 e-mails utilizados em negócios, que servirão para que você responda praticamente, todas as mensagens recebidas.
Sem perda de tempo e sem erros.

No próximo boletim informativo, estaremos trazendo mais dicas para você.

ControleNaNet
www.controlenanet.com.br
[email protected]