Existem duas formas de se chegar ao preço de venda de um produto. A primeira delas é fazendo um cálculo com base nos custos e despesas e a segunda é definindo o preço de venda com base no que é cobrado pelo mercado.
Para que tenha sucesso na definição do seu preço é necessário que se levem em conta os dois fatores, já que de nada adianta fazer o cálculo pelos custos e despesas, se no final o preço não ficar atrativo aos clientes. Por outro lado, é insensato estabelecer o preço com base na concorrência sem saber se este valor será suficiente para arcar com os custos do seu negócio.
Neste artigo vamos abordar o Markup, que é um índice que quando multiplicado pelo preço de custo do produto fornece seu preço de venda.
A definição do markup, que pode ser um para cada produto, torna o cálculo do preço de venda extremamente simples e garante segurança nas negociações estabelecendo limites para possíveis descontos.
Este índice é formado pelas despesas fixas, despesas variáveis e pela margem de lucro.
Despesas Fixas – (DF) : São despesas que não estão vinculadas diretamente ao produto. As despesas fixas existem independentemente de existir uma venda. São enquadradas como despesas fixas aluguel, telefone, luz, salários e quaisquer outras despesas necessárias para o desempenho do negócio. Para definir este percentual some todas as despesas fixas e verifique o percentual que representa na venda de cada produto.
Despesas Variáveis – (DV) : São aquelas que acontecem juntamente com a realização da venda. Enquadram-se neste quadro os impostos, as comissões. Para definir este valor some todos os percentuais que incidem na venda de cada produto.
Custo do Produto – (CP) : É o preço de compra ou gasto para produzir o produto.
Margem de Lucro – (ML) : É o número que define o que se espera de lucro sobre o preço unitário do produto.
De posse destes valores use a fórmula a seguir para determinar o Markup.
Markup = 100 / [100-(DF+DV+ML)]
Para determinar o preço de venda multiplique o Markup pelo Custo do Produto.
Preço de Venda = Markup x CP
Exemplo Prático 1:
Vamos considerar que seu produto ou serviço custa 50,00, e que você tem os seguintes índices:
DV=10%, DF=10% e ML=10%
Aos cálculos:
Markup = 100/[100-(10+10+10)]
Markup = 100/(100-30)
Markup = 100/70
Markup = 1,4286
Assim, no acima, para se obter o preço de venda, basta multiplicar o valor que representa o custo direto unitário da mercadoria pelo índice encontrado. Ou seja:
Preço de Venda = 50,00 x 1,4286 = 71,43
É importante lembrar que a margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100%. Você verá que se fizer o cálculo com uma magrem de lucro muito alta, próxima de 90%, 95%, o resultado se torna exponencial, cada vez mais alto. Por isso, atenção, não confunda o lucro esperado sobre o seu custo com a margem de lucro esperada sobre o preço de venda. Como o valor do lucro está embutido no valor do preço final de vendas, a margem percentual nunca poderá ser maior do que 100%.
Exemplo Prático 2:
Agora vamos assumir que a sua empresa se enquadra no Simples Nacional, compra um produto por 100,00 e que seu histórico de faturamento indica um percentual de impostos de 10% sobre o preço de venda.
Além disso, você paga comissão para cada produto vendido no percentual de 2%.
E que as despesas fixas de acordo com o seu histórico representam 6% do faturamento. Imaginemos, por fim, que você pretende ter de retorno uma margem de lucro de 15% sobre o preço de venda.
Então, teremos:
Markup = 100/{100-[(10+2)+6+15]}
Markup = 100/[100-(12+6+15)]
Markup = 100/(100-33)
Markup = 100/67=1,4925
Preço de Venda = 100 x 1,4925 = 149,26
Agora, para os produtos cujo preço já foi estabelecido, basta dividir o preço de vendas pelo custo direto do produto (custo de produção ou aquisição).
Por exemplo:
Você tem um produto que é vendido por 100,00, e cujo custo direto é 50,00. Para conhecermos o markup dele, basta dividirmos o preço de venda (100,00) pelo preço de custo (50,00)
Markup = 100/50 = 2
Enfim, estas são algumas informações sobre markup que consideramos que vale a pena você conhecer, empreendedor. Esperamos que o conteúdo te ajude a precificar melhor seus produtos e serviços e, sobretudo, a ter uma gestão mais ágil.
Ps: Estes exemplos fora extraídos do site www.endeavor.org.br
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