Esta matéria serve para todos os profissionais que prestam serviços. Sejam contadores, advogados, médicos, empreiteiros, ou qualquer outra atividade que receba pagamentos decorrentes da prestação de serviços.
Determinar preços não é uma matéria aleatória, do tipo ‘cobro quanto o cliente pode pagar’ ou ‘vou cobrar mais barato para não perder o serviço’. Determinar preços envolve cálculos para que você não tenha prejuízos. A grande dúvida é quanto cobrar? Afinal a ideia de que os serviços não tem custos fixos ou mesmo de que estes custos são baixos está totalmente errada e estipulando um preço incorreto, certamente você terá prejuízo.
Abaixo reproduzimos matéria publicada pelo SEBRAE que pode ser acessada na íntegra através do link no final do artigo.
Custos e preço de venda na prestação de serviços.
Terminologia utilizada na área de Custos:
- Custos Fixos – São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos;
- Custos Variáveis – São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos.
- Custos Diretos – São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço.
- Custos Indiretos – São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas (por não terem ligação direta com a produção).
O preço de venda ideal é aquela que cobre todos os custos e despesas e ainda sobre o lucro, deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas.
A empresa de serviços não pratica atos do comércio, isto é, não compra nem vende mercadorias, e muito menos pratica operações caracterizadas como industriais. Quando o preço dos serviços inclui o material a ser gasto, mesmo assim, podemos dizer que o prestador de serviço não está vendendo o material, este é, apenas, custo dos serviços prestados.
Para facilitar o entendimento da apuração do preço de venda na prestação de serviços, vamos considerar que a empresa é uma oficina mecânica, e está efetuando um serviço de pintura em uma porta e um pára-lama de um automóvel, e que o serviço será executado em 08 horas.
Passo a passo
1º Passo – Cálculo da Mão de Obra Direta
Vamos considerar que a empresa possui 2 empregados e custo total da folha de pagamento seja de R$ 1.500,00 assim, para calcular o custo da hora do empregado na prestação do serviço vamos aplicar a seguinte fórmula:
Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas
Valor bruto da folha de pagamento com 2 empregados: R$ 1.500,00;
Encargos Sociais (60%): R$ 900,00 (recomendamos consultar o seu Contador a respeito da incidência dos encargos sociais/trabalhistas).
Cálculo:
Custo da Hora = 1.500,00 + 900,00
3 x 160
Custo da Hora = 2.400,00
480
Custo da Hora = R$ 5,00
2ª Passo – Cálculo dos Materiais Diretos
No nosso exemplo é uma lavagem de carro que vai aplicar no serviço 300 litros de água e uma lata de cera, é que os preços desses materiais são de R$ 20,00/litro de R$ 9/unidade e flanela R$ 5,00 respectivamente, assim o custo do material é de:
- Água: R$ 12,00
- Cera: 8,00
- flanela 3,00
- total: R$ 23,00
3ª Passo – Cálculo do Custo Unitário do Serviço
Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material
Custo Unitário = (R$ 5,00 x 8 horas) + R$ 23,00
Custo Unitário = R$ 63,00
4ª Passo – Custo fixos
No nosso exemplo vamos considerar que a empresa possui um custo fixo médio nos últimos 6 meses de R$ 2.000,00, incluso nesse valor as despesas com aluguel, pró-labore, telefone, água, material de limpeza, depreciação, lanches entre outros. Vamos considerar também que o a receita bruta média dos últimos 6 meses foi de R$ 16.000,00.
Assim, deveremos apurar a relação entre o custo fixo médio e a receita bruta média, utilizando a seguinte fórmula:
CF% = (CFM / RBM) x 100,
onde: CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
Logo temos:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 16.000,00) x 100
CF% = 12,50%
Conforme apurado, a taxa do custo fixo médio em relação à receita bruta média é de 12,50%, isso, significa que cada mercadoria vendida deverá suportar com 12,50% dos custos fixos, através de suas vendas.
5º Passo – Custo Variáveis de Venda
Os custos variáveis de venda são os descritos no quadro abaixo, totalizando 10,93%.
ISSQN | 5,00% |
PIS | 0,65% |
COFINS | 3,00% |
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL | 1,08% |
IRPJ (Lucro Presumido) | 1,20% |
Soma | 10,93% |
Nota: Consulte seu contador a respeito dos tributos incidentes na sua empresa, pois existem várias foram de tributação.
6º Passo – Definição da Margem de Lucro
A Margem de Lucro – ML , é o lucro esperado pelo empresário, após pago todos os custos. Para fixação da margem de lucro a empresa deverá ficar atenta, e verificar além dos seus custos também o preço praticado pelo mercado. No nosso exemplo considerar que a margem lucro é de 15%.
7º Passo – Cálculo da Taxa de Marcação
Agora já temos todos os elementos para calcular o preço de venda da mercadoria, assim, vamos encontra a Taxa de Marcação – TM.
A Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço, para calcular vamos utilizar a seguinte fórmula:
TM = ______ 100________
100 – (CF% + CVV + ML)
TM = ___ 100_________
100 – (12,50 + 10,93 + 15,00)
TM = ____100______
100 – 38,43
TM = _100_
61,57
TM = 1,62
8º Passo – Cálculo do Preço de Venda
Encontrada a Taxa de Marcação de 1,62, agora vamos calcular o preço de venda das mercadorias aplicando a fórmula: PV = CUT x TM, onde: CUT = custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.
Assim, temos:
PV = R$ 63 x 1,62 = R$ 102,06
Desta forma, para executar o serviço de pintura na porta e no pára-lama do automóvel o preço é de R$ R$ 102,06
É suma importância conhecer todos os elementos, as ferramentas e as estruturas de custos e preço de venda, notadamente num momento que o mercado é quem estabelece o valor que está disposto a pagar pela aquisição dos serviços. É importante também verificar o regime tributário adotado na empresa para cálculo das alíquotas dos impostos e contribuições, assim, é recomendável consultar o contador da empresa para obter esses dados de forma mais detalhada.
Destacamos que a prioridade máxima na realização da venda é o convencimento de seu cliente, pois é ele quem determinará se realmente o seu preço é justo, por isso, além de calcular o preço de venda de forma correta gerando lucros para empresa, é necessário verificar o preço praticado pelos concorrentes.
Fonte: Sebrae
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