Ninguém está isento de inadimplência por parte dos bons e maus pagadores.
Todos já nos deparamos com situações, onde vendemos algum produto ou serviço e não recebemos conforme previsto.
Pode ter sido o recebimento de notas promissórias, duplicatas, cartões, pendências de prestação de serviço e mão de obra, carnês, cheques sem fundos ou sustados, etc.
E quando isso acontece a solução é partir para a cobrança.
Cobrar dívidas atrasadas é uma missão que exige conhecimento. O índice de inadimplência em grandes empresas normalmente é baixo, porque além da análise
de risco na concessão do crédito, também existe um departamento de cobrança que trabalha com profissionalismo.
E quando se trata de receber, a primeira coisa que se deve tem em mente é que a dívida deve ser cobrada.
Parece óbvio, mas muitas vezes não é o que acontece.
A possibilidade de se receber é muito maior quando a cobrança é feita com rapidez.
Existem técnicas que indicam que a cobrança deve ser iniciada no dia seguinte ao atraso.
A partir deste dia a cobrança deve ser efetuada sequencialmente, em períodos de tempo que variam de acordo com o cliente, sendo que a intensidade e rigidez deve aumentar progressivamente.
Acontece que quando o cliente encontra-se em dificuldades financeiras, irá quitar quem está cobrando primeiro.
Com o passar do tempo, aumentando sua possibilidade de insolvência, os credores retardatários não serão pagos.
É muito mais fácil receber logo no início. Com o passar do tempo, a possibilidade de acordo se torna mais complexa com possibilidade de amargar o prejuízo.
Porém como dissemos para que você tenha sucesso é necessário que conheça todas as técnicas envolvidas durante o ciclo da cobrança.
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No próximo boletim informativo, estaremos trazendo mais dicas para você.
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