Crowdfunding é uma nova forma de financiamento, que vem sendo amplamente utilizada em todo o mundo, para captar dinheiro através da internet.

O primeiro site do gênero surgiu em 2008  nos Estados Unidos e teve sucesso imediato. Hoje são milhares e a captação de dinheiro já ultrapassou a casa de U$ 35 bilhões.

Embora a maioria destes financiamentos estejam concentrados nos Estados Unidos e na Inglaterra, existem muitas iniciativas de sucesso no Brasil, atingindo a captação de milhares de reais.

Você define quanto precisa de dinheiro e publica o projeto.
Pode ser R$10 mil, 100 mil ou 1 milhão.
Existem uma infinidade de casos de sucesso que levantaram estas quantias em um prazo de alguns dias.
Segundo a empresa The Crowdfunding Center, que monitora as atividades crowdfunding no mundo, o Brasil contempla em média R$ 27 mil por projeto.

Como funciona?

O objetivo é reunir diversas pessoas que possam colaborar com pequenas quantias e, assim, viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto, recebendo em troca uma recompensa.

Pessoas que querem angariar fundos para um projeto, desenvolvimento de produto, doações ou qualquer outra coisa podem utilizar o crowdfunding e criar uma campanha.
Estas campanhas são criadas através de sites específicos, onde você publica o projeto e tem um  prazo para que o e o valor da arrecadação seja atingido.
No final do período, caso a meta seja atingida, é feito o repasse do dinheiro.
Neste momento as recompensas são entregues aos contribuintes.
Se a meta de arrecadação não for atingida o dinheiro é devolvido aos doadores.

Embora música, cinema, teatro, obras sociais, livros e tecnologia sejam as categorias com as melhores taxas de arrecadação, o crowdfunding pode ser utilizado para captação de dinheiro em qualquer atividade.
As pessoas tendem a apoiar idéias criativas e inovadora, em particular onde a campanha oferece, como recompensa coisas exclusivas.
Este pode ser um motivador muito poderoso.

No formato descrito acima este tipo de investidor não costuma se tornar sócio.
No entanto, pequenos empresários estão começando a reconhecer o potencial desta fonte de financiamento.
Existem fortes movimentos de uso de crownfunding nas mais diversas modalidades de financiamento e com modelos diferentes dos adotados inicialmente, como financiamento de empresas e lançamentos no mercado imobiliário.

Gostou? Então clique aqui e saiba mais, porque assim você irá conhecer a obra Dinheiro para o Seu Negócio, que explica passo a passo como utilizar este novo modelo e conseguir o dinheiro que precisa.

No próximo boletim informativo, estaremos trazendo mais dicas para você.

ControleNaNet
www.controlenanet.com.br
contato@controlenanet.com.br